sexta-feira, 15 de junho de 2012

Correr é como sonhar acordado!


            Sempre que sou indagada em relação ao prazer por correr, fico dando voltas e na verdade não consigo descrever exatamente o que sinto, ou talvez o que sinto somente um sujeito que pratique este esporte poderia responder.

            Sei que existem explicações fisiológicas para este prazer inexplicável, das quais propriamente não tenho conhecimento, contudo das relações psicológicas (minha área de estudo) posso falar com mais propriedade e acho que talvez as palavras se aproximem ao nível do entender, mas do sentir, bom, acho que só correndo mesmo.

            Quando você inicia um treino de corrida, mesmo com a tensão (principalmente em competições) tudo em seu corpo permanece em estado consciente, seus pensamentos ainda são anteriores ao que está acontecendo naquele momento, ainda tentas ir corrigindo passadas, as dores vão começando a aparecer e você as percebe, mas aos poucos até mesmo a música vira um tapa-ruídos, ela vais desligando ao ponto de tornar seus movimentos automáticos e todos os seus sentires tornam-se inconscientes.

            Penso que estes sentires inconscientes são o auge da corrida e o que almeja todo atleta ou corredor de rua como eu, deixar deligar é como um sono em movimento que quando você acorda ou falta muito ou o percurso está nos seus pés.

            Tenho ouvido críticas (principalmente da minha área) de algumas pessoas no sentido de relatarem que pessoas apaixonadas por corrida estariam fugindo de algo, que seja, mas se estiverem fugindo estão fazendo da maneira mais saudável possível, e não acho que deixar-se desligar, sonhar acordado seja sinônimo de fuga por sí mesmo, pelo contrário.

            Correr é como sonhar acordado, acho esta a explicação mais próxima que posso dar, mesmo sem troféus, com investimentos financeiros e psicossomáticos, sonhar-acordado-moovimentando-se é inexplicável. 


PARA ALÉM DISTO:

1. Coração: a corrida exige que o coração aumente o fluxo de sangue para todo o corpo. As fibras do músculo se fortalecem e a cavidade aumenta. Há uma hipertrofia excêntrica do miocárdio (alteração na parede e na cavidade do ventrículo esquerdo) melhorando a ejeção sanguínea. Desta forma o coração bombeia mais sangue com menos batidas, se tornando mais eficiente. Com o aumento da circulação sangüínea pelo corpo, cresce a entrada de oxigênio nos tecidos.

2. Pulmões: correr faz com que o volume de ar inspirado seja maior, aumentando a sua capacidade de respiração. Há também um aumento da quantidade de oxigênio absorvido do ar atmosférico.

3. Ossos: estimula a formação de massa óssea, aumentando a densidade óssea evitando problemas como a osteoporose.

4. Pressão arterial: correr estimula a vasodilatação, o que reduz a resistência para a circulação de sangue. Há trabalhos específicos para alunos hipertensos, como trabalhar a velocidade em terrenos planos. Uma maneira de diminuir a sua pressão é trabalhando a velocidade em terrenos plano.

5. Cérebro: aumenta os níveis de serotonina, neurotransmissor que regula o sono e o apetite. Em baixas quantidades, essa substância está associada ao surgimento de problemas como a depressão. 

6. Peso: quanto maior a intensidade do exercício maior a queima calórica e de gordura. A corrida ajuda a gastar muitas calorias, favorecendo a perda ou manutenção do seu peso. Em uma hora de treino, um atleta chega a queimar até 950 calorias. 

7. Colesterol: diminui os níveis de LDL (colesterol "ruim"). Corredores de longas distâncias têm o nível mais alto de HDL (colesterol bom ), encarregado de transportar os ácidos graxos no sangue e de evitar o seu depósito nas artérias.

8. Estresse: com a corrida, há liberação do hormônio cortisol, aliviando o estresse e a ansiedade. 

9. Sono: fazer atividade física, melhora a qualidade de sono. Correr faz a pessoa dormir melhor. Após o exercício, o corpo libera endorfina, substância que provoca a sensação de bem-estar e ajuda a relaxar. 

10. Músculos: a corrida ajuda a melhorar a resistência muscular e também queima a gordura dos tecidos musculares, deixando-os mais fortes e definidos. 

11. Rins: com o aumento da circulação, há também uma melhora da função dos rins, que filtram o sangue e reduzem o número de substâncias tóxicas que circulam pelo corpo. 

12. Articulações: correr torna a cartilagem das articulações mais espessa, o que protege melhor essas regiões tão frágeis do nosso corpo. 

13. Aumenta a libido: após 30 minutos de corrida, há um aumento da testosterona que permanece assim, por mais uma hora aproximadamente. No caso das mulheres, também há um aumento dos hormônios relacionados ao desejo, além de aumentar a auto-confiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário