quarta-feira, 30 de maio de 2012

O ideal de ser e o projeto de ser em academias


Desde que comecei a me dedicar a prática de hipertrofia e também as histórias que me eram relatas pude observar o quanto fatores psicológicos estão associados a esta que deveria ser uma atividade orientada e com o mínimo de sensação de satisfação, conquista por ter trabalhado o dia todo e ainda ter dado conta de um treino pesado, mas não é bem assim para a maioria...

            Mas na maioria das vezes não é isso que escuto quando faço meus intervalos de corredores, frases como Ai agora acho que perdi pelo menos a metade das calorias do final de semana; Pô eu me dediquei, vim duas vezes por semana e perdi 500 gramas; E a famosa superlotação das esteiras nas segundas e terças-feiras, marasmos de sexta e sábado!

            Fico pensando o quando de Psicologia e Sociologia há dentro de uma academia, sociologia das massas daqueles que pagam personal ficam em casa e acham que subliminarmente estão malhando, dos dedicados que pós jornada de trabalho e estudo ainda arranjam um tempo nem que seja pra dar um oi para a academia e incluiria a sociologia da alienação corpo perfeito, saúde zero, malhei, recompensa UMA COXINHA!

            Uma frase da minha treinadora essa semana me chamou muito a atenção: As pessoas não querem emagrecer, querem ser emagrecidas. Fiquei pensando, sempre gosto de tocar nesta tecla, e o fator saúde? E a motivação em tornar-se adulto e responsável por cada meta superada, cada treino bem realizado? Como emagrecidas? Tipo, pensei quantas pessoas matriculadas na academia e qual seria a quantidade que a frequente, os números devem ser bastante distintos, claro to matriculada, estou malhando assistindo a novela das 19.

            Há algo do ideal de ser, conceito psicológico que encontra-se presente neste ambiente que muitas vezes não foi construído singularmente, mas sim pelas revistas e assuntos populares do corpitcho sarado que não encontra equivalência com o comportamento dos tais sujeitos matriculados, apenas.

            Penso o ideal de ser, conceito impreterível a ser trabalhado em uma academia ou em qualquer lugar que tenha como recompensas mudanças estéticas  e de saúde, ou seja, a partir do que eu idealizo para mim simples: O que eu faço para mudar? E  porque não mudo? Talvez ideais precisem ser mais bem singularizados e os comportamentos menos alienados a coisas do tipo baga milagrosa, cirurgias desnecessárias, etc.

            Ideal de ser e projeto de ser, o que eu projeto de mudanças para alcança-los!


Um homem não é outra coisa senão aquilo o que faz de si mesmo. Jean Paul Sartre.

"Lembre-se de que cada dua que você deixa de treinar,  ou  de se dedicar ao treinamento significa um dia mais distante da realização de seus sonhos". Bernardinho -  Transformando suor em Ouro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário