sexta-feira, 22 de junho de 2012

Dia Sim, Dia Off..


            
       Demorei a me acostumar com a importância do descanso para um bom rendimento esportivo, como também para a saúde do meu corpo, não adiantava me dizerem que “não se corre uma maratona por dia” eu precisava daquilo, corria “descabeçadamente” seja na esteira ou na rústica mesmo, não maratonas claro, mas pelo desgaste assemelha-se.

            Com os preparos para os 10 km da meia de Floripa e o desafio de conseguir completar a prova fui, uma semana de preparo, fui observar já no primeiro dia em um trajeto com inclinações e percurso de 12 km que meu corpo não aguentaria no dia próximo, foi aí que disse: “Amanhã não dá” e esta frase é digna do tão conhecido dia Off.

            Esses tais dias off de preparo pros 10 km foram uma experiência e tanto para mim que ando pela cidade de bike, vivo pra cima e pra baixo, mas a exaustão o fato de não estar acostumada com o volume do primeiro dia de treino me colocou deliberadamente de molho ou vindo enya e afins, tudo de bom!

            Descansei e o dia de treino chegara novamente, na noite anterior se bobeasse já tinha saído para uns 5 km, afinal além de gostar do esporte tinha que me condicionar a recuperação e aos tais depósitos de glicogênio, saindo da dieta aos poucos, comendo meio pedaço de pizza, sem molho, sem queijo, enfim.

            Mas sinceramente, sabe qual o problema do dia Off? No outro dia acabo por extrapolar o trajeto definido e novamente entro em exaustão, ontem mesmo com uma paradinha na chuvinha que cai por Blumenau – SC me debandei a correr 1:56, cheguei em casa exausta e ao contar aos meus professores (André Luiz da Silva e Talita Moretti) ouvi duas frases que hoje e amanhã vão me deixar off (afinal domingo têm a 8ª Corrida Rústica e Caminhada CERENE - Para uma Vida sem Drogas) “ou tu sai correndo ou não dá conta do primeiro quilômetro” frase muito bem escutada e que hoje me deixa deliberadamente no tal El dredon.

            Fiquei a pensar: “Realmente correr não é brincadeira, ou melhor, esporte não é recreação, a gente precisa aprender a controlar o corpo físico e mental, nossas ansiedades, limites, rotinas e DELIBERAMENTE: estudar-se e aproveitar os tais dias Off para estudo científico mesmo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário